Wednesday, March 28, 2007

Sobre a minha capacidade de ver com os olhos, ouvidos e nariz

Eu, uma A.E. (aluna especial)
Unicamp, Instituto de Artes, barracão de Artes Cênicas. Um prédio muito diferente se comparado com com o belo edifício espelhado do Instiuto de Química. Por lá, tudo é simples, improvisado, encantador.
Por fora, mais um prédio da Unicamp, com as típicas bicicletas dos alunos que se recostam por todo o campus.Por dentro? Um emaranhado de informações, situações, sentimentos.Por entre os corredores-labirintos-estreitos do barracão avisto um pessoal que esperava alguma aula.
Cabeludos, cabeludas de saias indiana,garrafinhas de águas, bichos-grilos de todo tipo. Sempre achei o povo do IA mais colorido, mais cheio de vida. Eram rostos conhecidos de festas, lugares que eu frequento.Me sinto em casa.
O lugar é rico.Sons, sons e mais sons. Delícia. A cada porta, janela, um som diferente chegava aos meus ouvidos.O barulho de pés que ritmavam em uma espécie de tablado. Som de algum instrumento de sopro. Alunos que correm, brincam, ensaiam...não sei. Correm um átras do outro. Risadas, gargalhadas e sorrisos por quem passa por mim.Gritos.Uma "menina-mendiga" mendiga ao sair de uma sala.Um menino-faxineiro empurra um carrinho de supermercado (seria um aluno?). Demais.
Na minha sala, pessoas interessantes que, apesar da minha falta de conhecimento no assunto da aula, me acolhem. São artistas, de alguma forma eles são artistas. E eu sempre achei que os verdadeiros artistas são assim. Acolhem.
Acolhem como me acolheram os significantes e signficados contidos naquele barracão improvidado e embalado pelo ar tranquilo ecoado pelas árvores e bicicletas recostadas esperando que algum aluno a busque.
Com certeza ali, estou tendo muito mais que meras aulas.
Imagem:Cleide Elizeu. Unicamp-Barracão das Artes Cenicas-IA, 2007

1 comment:

Lais Mouriê said...

Sua descrição foi tão boa que me deu vontade de estudar nessa classe...

As escolas de Belas Artes são "livres"...

Bjo