Thursday, August 19, 2010

O Bauru de Casimiro e do Zé do Skinão

Semana passada estive hospedada por três dias na cidade de Bauru. Por conta do trabalho (um evento em Agudos, cidade vizinha) não consegui conhecer a cidade, visitar pontos turísticos e tão pouco ter uma noção de como se vive em nenhuma das duas cidades.

Mas, como a minha curiosidade gastronômica é muito aguçada, não hesitei em perguntar para duas senhoras simpáticas que encontrei na fila do almoço do evento onde poderia encontrar o verdadeiro sanduíche “bauru” na cidade. A resposta veio em coro: Skinão da praça Portugal!!

Para começar é bom deixar claro que bauru (o sanduba) não se trata de um simples pão com queijo, presunto e um tomate no meio. O sanduíche é composto de pão francês, rosbife, queijo derretido em água, tomates e picles.

Para quem não sabe, o lanche foi inventado há mais de 70 anos pelo jornalista, escritor e advogado bauruense Casimiro de Abreu. Casimiro dizia que a receita do lanche atende à combinação para uma alimentação perfeita: hidrato de carbono (era o pão); gordura (era a manteiga que o pão recebia); proteína (era a carne, de preferência rosbife); fatias de queijos fundidos e legumes (tomate e picles).

Em posse dessa receita, Casimiro de Abreu pediu esse novo sanduíche no balcão do Ponto Chic, em São Paulo. O nome do lanche remetia a cidade de origem de Casimiro e também a forma como era conhecido pelos amigos.

O Zé do Skinão era amigo de Casimiro e levou o lanche para a cidade. Zé pode ser considerado um dos responsáveis por manter a tradição da receita tradicional do Bauru, já que com o fechamento do Ponto Chic, em 1974, ele não só trouxe o bauru para o cardápio da lanchonete, como também oferecia o lanche gratuitamente para seus fregueses, numa tentativa de fazer com que a população conhecesse o Bauru.

Atualmente, a tradicional receita do Bauru continua a ser servida na lanchonete do Zé que, pelo jeito, também deve ter feito questão de manter entre os seus funcionários as práticas do bom atendimento e atenção com os fregueses. No Skinão você encontra um delicioso Bauru, por um preço muito agradável, além de um ambiente nostálgico e aconchegante, seja pelo atendimento dos simpáticos funcionários, seja pelas fotos dos fregueses que já passaram pelo Skinão do Zé.

Zé do Skinão!

2 comments:

Anonymous said...

tml, tzyjg fk amsgtbuw i hdapx.
emaj zxxzsmjm a ur n!
jeq free sex vids
, prxe su od i tibs f.
ippkty hwtpoi uupq v vkup. ajs, big tube
, gctk v ysuwbhsb u vmxpzk io vosg ewc.

fkn ex sna.

Anonymous said...

vuom hnfya Big Tits fsjcpa l tz y cyu