Sunday, October 18, 2009

Oniguiris e Furikakes

Sempre que via aqueles personagens de desenho japonês comendo umas espécies de bolinhas de arroz, morria de vontade de descobrir o que eles viam de tão apetitoso nas benditas iguarias! Eu não entendia como arroz sem tempero, sem nem um alhozinho refogado, poderia ser interessante. Pois bem, ontem num churrasco da família do meu Rafa (que é mezzo japa, mezzo brasuca) me deparei com os tais Oniguiri (e não bolinho de arroz). Todos bonitinhos, enfileirados, branquinhos. Aqueles oniguris sorriam pra mim e eu não pude resistir. Delícia.
Como ainda sou uma iniciante no mundo nipônico dos "cara de risquinhos", fui apresentada àquilo que dá um toque especial ao sabor dos oniguris. O Rafa me apareceu com um pote de pequenos pacotinhos coloridos, lindos e estampados com personagens de desenhos japoneses. Confesso que se tivesse que apostar, eu diria que aquilo se tratava de pacotes de figurinhas da Sacura, Pingo e Hello Kitty. Claro que perderia a aposta (como sempre!), porque se tratava de pacotes de temperos, eles são conhecidos como furikake. Trata-se de uma espécie de condimento seco que tem em sua composição peixe desidratado, gergelim, alga marinha, ovos e outros. Simples e delicioso. É só salpicar o tempero no oniguiri e se deliciar. Eu fiquei deslumbrada com os pacotinhos e, a cara de pau foi tanta, que pedi pra Maria me deixar trazer um pra casa. Ganhei três pacotinhos com sabores diferentes. Pelo desenho, acredito que um seja de peixe e os outros ainda não decifrei, pois em um o Pingu (aquele do desenho da TV cultura mesmo) está com uma florzinha e no outro com uma bolsa "tira colo". Pra mim isso não quer dizer nada...rs (que falta faz saber ler o Kanji ou Hiragana, ou Katakana. Aprendi isso também..rs).
Eu falo a língua do Pingu!

No comments: