Sunday, December 26, 2010

2011: Você aí sentado levante-se, há um LÍDER dentro de você!

Todos estão surdos: Essa música, composta em 1971 por Erasmo e Roberto Carlos, tem uma mensagem maravilhosa e totalmente atual, apesar de seus 40 anos. Amo essa versão, do Chico Science e Nação Zumbi, porque consegue representar a inquietude e "cabeça aberta" que toda a juventude deveria ter. Feliz 2011!

Desde o começo do mundo
Que o homem sonha com a paz
Ela está dentro dele mesmo
Ele tem a paz e não sabe
É só fechar os olhos
E olhar pra dentro de si mesmo
Tanta gente se esqueceu
Que a verdade não mudou
Quando a paz foi ensinada
Pouca gente escutou
Meu Amigo, volte logo
Venha ensinar meu povo
O amor é importante
Vem dizer tudo de novo
Outro dia, um cabeludo falou:
"Não importam os motivos da guerra
A paz ainda é mais importante que eles."
Esta frase vive nos cabelos encaracolados
Das cucas maravilhosas
Mas se perdeu no labirinto
Dos pensamentos poluídos pela falta de amor.
Muita gente não ouviu porque não quis ouvir
Eles estão surdos!
....
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

1 comment:

Nelson de Almeida said...

O título do artigo da Menina de Lah nos mostra algo incrível. Todos nós temos um líder dentro de nós mesmos. Mas por que não o vemos? Por que as PESSOAS DE BEM deixam esse líder oculto, adormecido?

A resposta é porque são tímidas.

Mas as pessoas más, ou melhor, imperfeitas, pelo desejo ardente que têm de arrastar multidões (liderança) para seus vícios e/ou intimidar para que não sejam incomodadas ao praticarem o mal aprenderam a governá-lo. Venceram a timidez de suas vidas fazendo seu líder interior falar. O problema com essas pessoas é que elas cometeram o erro de cederem à sedução do Mal.

Cabe às PESSOAS DE BEM, que são em número muito maior, reverter esse cenário. É isso que Chico Science e Nação Zumbi tentam ao chamar a atenção ("Ói! Iscuti!") para o que as pessoas de bem devem fazer. Chega de ficar sentado de braços cruzados reclamando sobre o mal que os outros fizeram ou estão fazendo ("Você que está aí sentado!"). Se quiser que algo mude para a melhor, se quiser que a paz reine no coração dos homens, então deve você mesmo iniciar essa mudança ("Levante-se!"). E quando alguém tentar te desanimar dizendo que de nada vale você fazer o certo, quando todos os outros estão no erro, lembre-se que há um LÍDER dentro de você! capaz de contagiar milhões com o seu exemplo de AMOR. Mas há muitas tentações nesse caminho que podem levar esse líder a ceder ao Mal. Este se apresenta com múltiplas faces exatamente para tentar levar o homem ao erro. Então primeiro você deve aprender a governá-lo ("Governe-o!"). Governar é diferente de dominar. Conheça seus pontos fortes e fracos. Alimente os pontos fortes para que seu Líder possa dar passos firmes, proteja seus pontos fracos para que ele não caia (quando caímos pode ser bem difícil para voltar a se levantar). Então você estará apto a dar o próximo passo que é vencer a timidez e permitir que o seu Líder fale e seja escutado por todos ao seu redor ("Faça-o falar!").

Na música, essa mensagem é repetida diversas vezes para fixá-la em seu coração. Só assim você poderá manter acesa a chama de que cabe a você mesmo e não a alguém mudar o que precisa ser mudado. Isso manterá você firme no propósito de levantar, governar o seu Líder interior e permitir que ele fale.

Penso que seja essa a mensagem que o Chico Science e Nação Zumbi quiseram acrescentar à linda mensagem de Erasmo e Roberto Carlos para aqueles que NÃO estão surdos.

É o que observo de Cah à Menina de Lah.