Thursday, October 09, 2008

Brazilian Ten String Guitar

Terça passada, prestigiei mais uma vez, o trabalho de Ivan Vilela. Pra quem não conhece, o rapaz é um músico fenomenal. Toca uma viola que é uma proeza. É arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas (divino), professor da USP e pesquisador da cultura popular. E o mais importante: uma pessoa simples e doce de dar gosto.

Pra quem precisa de referências midiáticas , o moço está na revista Bravo do mês de Setembro, indicado como favorito pelo músico Almir Sater. " O Ivan é um pesquisador que mistura viola com orquestra, mas não age assim pra chegar ao público erudito. Guia-se pelo coração. Na verdade, a platéia que curte viola se emociona tanto com as coisas mais singelas quanto com as mais rebuscadas. o caipira não é preconceituoso e até gosta de ouvir a viola de um modo diferente, porque acha que isso a enobrece. Todos os temas que já escutei do Ivan são bonitos...." (Almir Sater, Bravo. Setembro, 2008.)

Concordo plenamente com o Almir. Qualquer um que tenha um pedacinho de coração do lado esquerdo do peito se emociona com o som que ele tira da viola. Ah, e ainda, no show (ou canjão do IA), tinha uma menina tocando rabeca. Eu, sozinha em meio ao povo da Unicamp, dizia em voz alta: Que lindo, que lindo.

No fim do show, humildemente entreguei o nosso (meu, de Renatinha e Ina: As 3 Meninas) documentário pro Ivan. Dentro havia um pequeno bilhete com uns dizeres que a timidez impedia de dizer. Ivan, gentilmente, afirmou que só aceitaria o presente se fizéssemos uma troca: me presenteou com um CD com parte do show que ele apresentara no IA da Unicamp.

No encarte do CD, em meio à agradecimento para amigos, familiares, lê-se: Á Nhá-Chica, São Bene

dito, São Gonçalo, São Longuinho. Ao João Guimarães Rosa, mais uma vez e sempre.

João. Tinha que ter o João no meio. Sabe que só agora eu percebo o quanto ler "Primeiras Estórias” me influenciou. E muito mais do que esse codinome que uso no blog, mas na forma de compreender as pessoas, o mundo, suas diferenças.

João Guimarães Rosa, mais uma vez e sempre.

E Ivan na viola, por favor.

No comments: