Thursday, January 10, 2008

Sobre pé na estrada, Henfil e ouvidos de fofoqueira

Ontem eu e o Lindoviski visitamos a USP. Ele pra fazer a prova específica do vestibular de Audiovisual e eu, além de acompanhar, dar força, carinho e atenção, conhecer a maior universidade do país.
*
Enquanto esperava o tempo das provas, que não eram lá muito sérios e pontuais, observei muito em compania de Henfil e de Guimarães Rosa. Li e me diverti com as cartas de Henrique de Souza Filho - cartunista, quadrinista, jornalista, humorista - para seus amigos e familiares no período em que viveu nos EUA. Tudo no livro delicioso de se ler "Diários de um Cucaracha". E também averiguei umas palavras de João (meu preferido) em "Grandes Sertões: Veredas".
*
USP X UNICAMP
Não posso dizer que conheci muito, mas a viagem até a Poli, deu pra me oferecer a noção de que a USP é grande, muito maior de enorme de grande se comparada a Unicamp. Mas a diferença, termina aí.
*
A USP tem o mesmo clima lelé da Unicamp. Mesmo que esteja um sol de rachar o coco em alguns cantos, à sombra, há um friozinho estranho. Imagino que no inverno, a universidade dos Jardins também se assemelhe às temperaturas da universidade de Barão Gelado.
*
Lá também tem gramado verde (como no IA), jardins bem cuidados, iluminação diferenciada, restaurantes, lugares com poucas árvores, lugares com muita árvore, gente fazendo cooper, gente fazendo hora (eu!!), gente fazendo nada. Enfim, gentes muito simpáticas e outras nem tanto.
*
Documentário
Enquanto o pessoal fazia as provas do vestibular, um grupo de veteranos gravava imagem e entrevistava os futuros bixos pra um documentário. (como eu soube disso? porque além do meu querido ouvido jornalístico os veteranos falavam alto, muito alto, à ponto de tirar a minha concentração na leitura do livro que eu lia).
*
Não gostei muito não, sabe? Me incomodava a forma como as sonoras eram feitas. O pessoal entrevistava e aproveitava pra aplicar uns trotes nos futuros bixos. Brincadeiras sadias, mas que na minha opinião acabavam intimidando os candidatos às vagas da USP. Questionava como aquilo poderia influenciar as respostas das perguntas "sérias" que seriam usadas no doc.
*
Depois, mais tarde, quando já tinha terminadado a leitura do livro do Henfil e parti pro de Guimarães Rosa, fui interrompida com um diálogo filosófico que discutia a partir de idéias de Sócrates e Platão a imparcialidade e o conceito de verdade e como aquilo influenciava o modo de se fazer um doc.
*
Tá, a verdade ali no doc, acaba sendo a verdade dos diretores (no caso, veteranos) que iriam entrevistar, captar, editar e tals. E a dos candidatos a bixos (nas sonoras). Mas será que as tais brincadeiras dos veteranos, não poderiam modificar mais as sonoras dos vestibulandos? Será que as expressões, respostas, sotaques, tics, sentimentos dos vestibulandos não estariam infectadas pelo pequeno trote aplicado anteriormente?
*
Não sou contra trote, brincadeiras e essas coisas não. Mas questiono se tudo aquilo era adequado naquele momento. Bom, mas eles podem usar imagens do trote no doc. Aí são outros quinhentos. E então tudo o que eu escrevi é besteira. É Top, top, top pra mim. Enfim, esquece.
*
SP
Ontem notei que prefiro muito mais o centro antigo, cinza e sujo, com direito à Teatro Municipal, Viaduto Santa Ifigênia e do Chá, do que as ruas limpas e verdes dos Jardins. Não sei por que, mas só sei que foi assim.
*
E bom mesmo foi acompanhar Lindoviski. Ver o menino se deliciando de estudar de madrugada, se esforçando pra acordar bem também de madrugada, correr atrás de ônibus na Cruzeiro do Sul, congestionamento, sol quente, se perder e se achar na usp, enfrentar prova, carregar bolsa e mochila pesada, despencar e cochilar no Cristália rumo à Campinas, se arrastar até o ponto de ônibus questionando a pequenice da cidade em comparação à metrópole paulistana e a grandiosidade de Campinas perto de Sto. Antônio de Posse, comer pãozinho de forma com presunto e queijo, tomar um banho e dormir. Tudo isso. E juntos.

4 comments:

Claudia Lis said...

Oi Cleidy,

Aê, cheguei primeiroooo! Hahah...

\o/

Olha só, dando toda uma força e apoio ao Lindoviski. Que amoreco! Gostei das informações sobre a USPxUNICAMP. Texto bem interessante, principalmente para quem não as conhece. E sobre o documentário, ah menina, eu tenho uma peninha dos bixos tadinhos! Hehehe... Conheci alguns bixos, repúblicas e histórias dessa natureza, quando fui a Ouro Preto. Aqui na Bahia não tem isso. Mas enfim, já vi que você curtiu muito acompanhar o Lindoviski, hihih... Que bacana!

*Ah e que lindo o seu comentário lá no blog. Adorei mesmo! Já estava com saudades!

=)

Beijos

.r said...

loved.... look both way

CresceNet said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.

Lais Mouriê said...

Adorei tudo o que li aqui, amoreco!!! principalmente a parte USPxUNICAMP!!!!!

Escreva sempre, my darling!

Nao suma!